Champôs Hidratantes para o Seu Cabelo

A:

Já reparou que o seu cabelo tem tendência a parecer mais seco e estragado no Verão? 

Muitos culpam o Sol, o vento, a praia e a água do mar (ou da piscina) por o deixarem mais sensível ao retirar a humidade natural do fio de cabelo. E, muito embora os fatores ambientais tenham influência, a falta de hidratação do seu cabelo vai muito além disso.

Existem duas razões básicas para a necessidade de hidratação. A primeira é que o seu cabelo não produz naturalmente os óleos necessários. Pode ser fruto de um fator genético ou hormonal, culpa até do processo de envelhecimento. À medida que a idade passa, a capacidade do nosso corpo em produzir óleos diminui e isso afeta a nossa pele, mas também o nosso cabelo. O segundo motivo é que a própria estrutura do seu cabelo esteja a fazer com que perca hidratação. É essencial proteger e reparar os danos e, por esse motivo, muito do centro dessa ação está direcionada para a cutícula. É ela que protege o centro do fio e retem a hidratação. É isso que permite ao seu cabelo ganhar brilho e um aspeto macio e saudável. Quando a cutícula não cumpre a sua função de manutenção dos níveis de hidratação, o cabelo fica baço, enfraquecido e sem vida.

 Como sempre, aqui na Éclatant, preocupamo-nos com a saúde do seu cabelo e vamos dedicar a nossa atenção a explicar o que enfraquece as cutículas do cabelo e como evitar esses perigos, reforçando a necessidade de utilizar produtos hidratantes.

1. Excesso de Calor

Era fácil de adivinhar, não? Secadores, alisadores, ferros de encaracolar, permanentes são ótimos aliados para estilizar o seu cabelo, mas o calor que emanam acaba por retirar dos fios a sua hidratação natural. As altas temperaturas, especialmente em contato direto com o cabelo, são muito prejudiciais. Se não imagina a sua vida sem estes acessórios, tente:

- Usar uma fórmula de proteção contra o calor, antes de utilizar o seu instrumento de secagem/modelação favorito. Isso permite criar uma barreira entre o fio de cabelo e o produto, protegendo a hidratação.

- Baixe a temperatura que usa para secar. A maioria dos aparelhos já permite controlar a temperatura utilizada. Utilize uma temperatura mais baixa para não agredir tanto o cabelo. Pense que a água ferve a 100º e que a maior parte dos aparelhos que utiliza aquece até mais de 200º!

- Especialmente agora no Verão, tente, na medida do possível, deixar secar ao ar. Ou experimente fazer tranças ou apanhados ainda com o cabelo molhado, para controlar a forma e textura.

2. Champô em Demasia e Condicionador em Falta

Usar champô pode ser muito agressivo para o seu cabelo. Leia bem a fórmula que está a utilizar. Da mesma forma, lavar todos os dias não retira apenas as impurezas do cabelo, mas também os óleos naturalmente produzidos. Já sobre os condicionadores, o seu uso nunca é excessivo!

- Use champôs hidratantes. Estes são normalmente mais cremosos e podem ter ingredientes como aloé vera ou óleos naturais que permitem hidratar o cabelo.

- Não use champô diariamente. Se o seu cabelo é naturalmente seco, aguenta perfeitamente 2 dias sem lavar. Se é oleoso e sem volume, experimente aplicar champô seco entre lavagens. Isso permite ao seu cabelo produzir naturalmente os óleos necessários para hidratar o seu cabelo.

- Use o condicionador nos dias em que não lava o cabelo. Se não lavar o cabelo todos os dias o intimida, experimente passá-lo apenas por água e usar condicionador. Vai sentir o cabelo limpo e vai dar-lhe um bom banho de hidratação.

Não deixe de espreitar as nossas recomendações na área dos champôs:

- Uniq One de Coco é um champô da marca Revlon. Com uma fórmula muito natural, hidrata cada fio de cabelo, nutrindo em profundidade.

[product:12282]

- Matrix disponibiliza este Total Results Moisture Me Rich. Um champô muito leve, perfeito para quem tem raízes oleosas e pontas secas. Restaura a hidratação natural do cabelo.

[product:12141]

- Tea Tree Lavender Mint é um champô hidratante, perfeito para cabelos secos. Reforça a hidratação natural do cabelo, protegendo a cutícula.

[product:9795]

3. Expor o Cabelo em Demasia aos Elementos

O Verão pede atividades ao ar livre. Corpo e mente relaxam e ganham novas forças. Mas o seu cabelo não gosta. Tudo é inimigo à hidratação do cabelo.

- Use chapéu ou lenço a tapar o cabelo. Os raios UV causam a perda da hidratação, mas também afetam a cor do seu cabelo. Além do mais, serve para proteger o seu escalpe de vermelhidões e escaldões.

- Aplique proteção UV ao seu cabelo. Atualmente, há uma série de sprays que pode aplicar e reaplicar no seu cabelo, sempre que desejar, muito leves e que funcionam como protetores dos fios de cabelo.

- Antes de mergulhar no mar ou na piscina, aplique uma camada generosa de creme condicionador ou máscara hidratante e tape com uma touca de natação. Verá como o seu cabelo responde positivamente aos hidratantes que aplica.

- Em alturas mais exigentes para o seu cabelo, mude para um condicionador com fórmulas mais hidratantes e, uma vez por semana, faça uma máscara de hidratação intensiva.

4. Excesso de Produtos Químicos

Coloração e madeixas. Permanentes e alisamentos. E tantos, tantos outros tratamentos químicos a que sujeitamos o cabelo. Todos podem fazer um cabelo saudável perder a hidratação num piscar de olhos.

- Use uma coloração sem amoníaco. Discuta com o seu cabeleireiro qual a melhor opção para manter a cor do seu cabelo, sem causar tantas agressões.

- Se usa madeixas, considere a técnica Balayage. Esta técnica permite fazer madeixas apenas a partir do meio do comprimento do fio, dando um aspeto mais natural e sem necessidade de retoques tão frequentes.

5. Más Escovas

Escovas de metal ou escovas com dentes partidos podem estragar o cabelo, partindo-o com muita facilidade. Isso faz com que as cutículas sejam afetadas, aumentando a perda de hidratação.

- Não escove o cabelo quando está molhado. O cabelo molhado é muito delicado e está particularmente vulnerável, sendo facilmente partido numa só passagem de escova.

 - Use um pente de dentes largos. Comece nas pontas do cabelo e vá subindo, cuidadosamente. Use condicionadores ou fórmulas especiais para desembaraçar o cabelo.

- Escolha uma boa escova com cerdas naturais. Permitem distribuir os óleos naturais pelo comprimento do fio, em cada passagem.

Até agora, partilhamos consigo aqueles segredos mais genéricos. Mas, agora, vamos debruçar-nos sobre as especificidades de cada tipo de cabelo. Umas dicas práticas que pode replicar com facilidade e rapidez. 

Começamos com o cabelo encaracolado. Este é um tipo de cabelo que tem tendência a ser seco, ou seja, precisa de muita hidratação. O facto de ser seco tem a ver a com a sua forma. O caracol natural faz com que a viagem do óleo natural do escalpe ao longo do fio seja mais demorada e atribulada. Assim, dê-lhe hidratação!

- Experimente juntar, numa garrafa que permita pulverizar, água e condicionador. Encha com 2/3 de água e 1/3 de condicionador. Abane até combinarem e pulverize diretamente no seu cabelo até ficar húmido. Sempre que achar que o seu cabelo está a precisar, repita. Especialmente útil para quando for à praia.

- Se usa um creme para modelar o penteado, experimente utilizar o produto em cima de um produto hidratante leave-in. Dá mais uma camada de proteção ao cabelo e uma dose extra de hidratação.

- Faça um tratamento semanal com óleos quentes. Aplique o produto - idealmente com ingredientes como coco ou com óleos naturais - no seu cabelo seco e penteie com um pente de dentes largos. Tape o cabelo com uma touca de plástico e relaxe ao sol durante 20/30 minutos (ou use um secador um uma sala que esteja bastante quente). Depois retire o produto com água e use o seu champô e condicionador, como normalmente. As diferenças são significativas.

Se o seu cabelo é grosso, é natural que o seu cabelo também tenha tendência a ser seco (um pouco pelos mesmos motivos dos cabelos encaracolados). Além disso, como forma de controlar o volume, o recurso a ferramentas de calor é mais frequente, diminuindo ainda mais a hidratação natural do cabelo.

- Use cremes modeladores com proteção térmica e ricos em hidratantes. Isso permite reforçar a hidratação do cabelo, mas também usar uma temperatura mais baixa nos secadores ou outros produtos que use.

- Use um condicionador rico. Quanto mais rico e cremoso melhor. E além daquele que usa no banho e que retira com água, inclua também um condicionador leave-in. Uma vez por semana, faça uma máscara de hidratação intensiva.

- Tome suplementos ricos em vitaminas B, ácido fólico, magnésio ou zinco. 

Se, pelo contrário, o seu cabelo é fino também pode ter tendência a perder hidratação. O importante aqui é hidratar com cuidado para não deixar os fios pesados.

- Escolha um condicionador para cabelos finos. Deve ser uma fórmula muito suave e leve, para não deixar o cabelo pesado e sem volume.

- Evite as raízes. O cabelo fino é, normalmente mais seco apenas nas pontas, por isso hidrate essas zonas e evite as raízes para não ficarem oleosas.

A idade traz muitas alterações hormonais que afetam também o seu cabelo. O seu metabolismo fica mais lento e o cabelo pode ficar mais fino e mais seco. O cabelo branco também tem tendência a ser naturalmente mais seco. O que pode fazer?

- Use coloração que seja também direcionada a corrigir problemas de hidratação. Há fórmulas especiais para cabelos maduros e secos, que fornecem mais hidratação e suavidade.

- Aplique um condicionador intensivo no seu cabelo durante a noite. À semelhança dos cremes de noite, o mesmo se pode aplicar aos cabelos. Aplique uma máscara ou condicionador muito hidratantes no seu cabelo, cubra com uma touca de plástico e durma. No dia seguinte, lave e aplique champô e condicionador, como habitualmente.

- Corte o cabelo frequentemente. As pontas do cabelo são sempre a zona mais seca e estragada, portanto livre-se delas com regularidade.

O que está à espera para seguir os nossos conselhos?

Comentários

Deixe o seu comentário

Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro