Desodorizante - como escolher?
Se está à procura do melhor desodorizante para as suas necessidades, não perca tempo e leia todas as nossas recomendações sobre aquilo que deve procurar.
Com uma multiplicidade de opções, pode ser difícil perceber quais são as diferenças entre cada desodorizante, mas vamos explicar tudo o que precisa saber.
O uso de desodorizantes já era conhecido no tempo dos Sumérios. Aplicavam plantas na zona das axilas para garantir o afastamento de maus odores. O primeiro desodorizante a ser produzido e utilizado em massa foi lançado em 1888 e era um creme que se aplicava nessa zona. Nos anos 50 do século XX, os Americanos e europeus adotaram o uso regular do desodorizante em formato roll-on e, uma década depois, marcou a adoção dos desodorizantes em formato spray. Já a meio dos anos 70, passou a ser comum encontrar-se desodorizantes em formato stick, graças a uma combinação de ceras, gordura e emolientes que davam forma a uma barra sólida, envolvida numa embalagem de plástico que cabia numa mão.
Infelizmente, e até 1994, os desodorizantes em spray recorriam a químicos conhecidos como clorofluorcarbonetos (CFC) que lançavam clorina na atmosfera, a qual destruía o ozono, a camada na atmosfera que protege a Terra da radiação ultravioleta do sol. A partir de 1994, esse ingrediente foi banido e os produtores passaram a utilizar ativos menos agressivos para o meio ambiente e para a nossa saúde.
Mas afinal, entre desodorizantes em roll-on, spray e stick, quais são as verdadeiras diferenças? Na sua maioria, as diferenças pertencem ao campo do gosto pessoal. Os desodorizantes em spray apresentam uma tendência a secar mais rapidamente na axila do que os de outro género. Basta vaporizar na axila durante uns segundos e está pronto a seguir caminho. Já em formato roll-on ou em stick, terá de esperar alguns minutos antes de vestir a roupa ou poderá ficar com ela manchada pelo desodorizante (perigo ainda maior quando se trata de roupa preta). No entanto, nem tudo são rosas com os desodorizantes em spray: quem nunca teve de sair da divisão quando alguém a nosso lado está a aplicar esse desodorizante? Nunca ninguém fica particularmente entusiasmado de ter de levar com esse aroma (por muito agradável que seja) muito próximo do nariz. Outro detalhe relevante, e que pode pesar na hora de escolher, tem a ver com o tamanho ou mesmo com as regulações de segurança dos aeroportos. Um desodorizante em stick não entra na categoria de líquidos e pode ser transportado fora da bolsa de plástico e em qualquer formato e tamanho. Um verdadeiro sonho quando já se tem de fazer contas a tantas outras restrições e proibições.
Antes de entrarmos em mais detalhes sobre cada método de aplicação, vamos primeiro explicar uma diferença básica, mas que talvez não conheça: sabe qual é a diferença entre anti-transpirante e desodorizante?
Um anti-transpirante pertence a uma categoria de produtos desenhado para bloquear as glândulas de segregar suor ao longo do dia. Se o seu problema maior for uma sudação intensa e que causa a formação de círculos na zona das axilas (ou em outras áreas do corpo), o melhor a fazer é escolher um desodorizante (o método de aplicação é indiferente) que diga especificamente que é anti-transpirante. Se não tem certeza, a única coisa que tem de fazer é ver a lista de ingredientes na parte de trás do desodorizante, fixando-se na parte referente aos ingredientes ativos. Praticamente todos os anti-transpirantes atualmente à venda no mercado contêm um composto de alumínio que permite bloquear a sudação. Se ficou preocupado por mencionarmos alumínio, não se preocupe. Não foi encontrada ainda nenhuma relação direta, clinicamente provada, entre o uso de anti-transpirantes com alumínio e o cancro da mama.
Já os desodorizantes são a fragrância, ou seja, tem mais a ver com o aroma que se pretende ter do que com a transpiração. Para além do odor, a maioria dos desodorizantes contem também ingredientes que combatem as bactérias do suor, responsáveis pelos maus odores. Ou seja, se usar um desodorizante, vai continuar a suar, mas - provavelmente - não terá um mau odor corporal.
Desodorizante em Stick
Estes desodorizantes são os mais fáceis de encontrar em qualquer supermercado e também os mais populares. Vêm numa enorme variedade de materiais (barra sólida, gel, misto, etc.). São também um produto incrivelmente conveniente e duradouro, visto que dificilmente vertem ou perdem eficiência quando guardados por algum tempo. E como há um enorme controlo na quantidade e zona em que são aplicados, significa que há também muito pouco desperdício. Têm também melhores capacidades anti-transpirantes que os restantes e são ainda os melhores, quando se trata de oferta para vegans ou pessoas que procuram produtos não testados em animais. Como anteriormente referido, vêm numa enorme variedade de tamanhos e não apresentam restrições quando é hora de viajar com eles na bagagem de mão. A nosso ver, apresenta duas desvantagens: o seu aroma - normalmente - não é tão forte como o apresentado noutros formatos. E, se por acaso, vestir ou despir uma camisola antes do produto estar completamente seco, é quase certo que vai ficar com marcas brancas e muito difíceis de retirar, o que pode ser um grande problema.
Desodorizante em Roll-On
Os desodorizantes em roll-on podem ser considerados um modelo a meio caminho entre os stick e os spray, devido à sua textura e método de aplicação. Normalmente, os roll-on têm uma textura mais líquida, numa consistência quase de gel (a maioria destes produtos indica a água como principal ingrediente), com propriedades tanto de desodorizante como anti-transpirantes. Os roll-on são incrivelmente suaves e muito cómodos quando em contacto com a pele, podendo até funcionar como hidratantes para a zona das axilas. Raramente, terá um episódio em que a pele reaja negativamente, quando em contacto com este tipo de desodorizantes. No entanto, à semelhança dos desodorizantes em stick, também estes podem deixar resíduos na sua roupa e, dos três, são aqueles que mais tempo precisam para secar. São também muito fáceis de transportar na bagagem de mão.
Desodorizante em Spray
Apesar de haver alguns preconceitos quanto à utilização de aerossóis, é importante saber que as regulações de 1994 tiveram um verdadeiro impacto na indústria e os sprays atuais já não contêm os ingredientes agressivos que antes tinham. Se se preocupa com o ambiente, já os pode usar sem peso na consciência. Além disso, atualmente, a maioria dos sprays não tem álcool nem água. Na prática, a única coisa que isso significa é que não vai sentir uma névoa húmida quando o aplicar no corpo. Normalmente, são muito fáceis de aplicar e funcionam muito bem, com grande parte das marcas a sugerir uma durabilidade de 48h após a aplicação. Ao contrário de outros, este tipo de desodorizantes não deixa qualquer tipo de resíduo, nem na roupa, nem na pele. Se tiver álcool na composição, é provável que possa sentir algum tipo de desconforto na pele, especialmente se tiver pele sensível ou se tiver depilado recentemente. Outro dos problemas tem a ver com a vaporização em si, que pode levar a uma sensação de intoxicação, especialmente se aplicar num espaço muito pequeno e sem janelas. E esqueça viajar com estes desodorizantes na bagagem de mão. É incrivelmente difícil encontrar modelos que cumpram os limites impostos nos aeroportos.
As possibilidades de escolha e combinação são imensas, quer em grandes superfícies comerciais, quer online. Quase tudo é possível eleger, desde o método de aplicação, ao tamanho, aos ingredientes e ao aroma. Até a durabilidade do produto é possível escolher! Atendendo às suas necessidades, deixamos também aqui algumas das nossas escolhas favoritas e que pode encontrar no site da Éclatant:
- Stress Resist, da Vichy, é um desodorizante pensado para controlar a transpiração atendendo aos principais fatores que a podem desencadear. Os seus ingredientes ativos regulam a temperatura nas axilas, a transpiração e também o excesso de humidade. Uma tripla ação que o torna um desodorizante imbatível.
[product:12543] |
- Linea Uomo, da Collistar, é um desodorizante em formato spray que promete não o deixar indiferente. Uma ação eficaz durante 24h de utilização e com uma fragrância suave e masculina, que lhe dá a maior segurança.
[product:2186] |
- A pensar naqueles que se preocupam com a menção da palavra alumínio e das possíveis implicações que pode ter na saúde, este desodorizante em roll-on não contem qualquer vestígio de alumínio na sua composição e nem por isso perde a sua eficácia. Especialmente pensado para as peles mais sensíveis, não deixa resíduos.
[product:11623] |
- Biotherm é uma marca de qualidade reconhecida mundialmente e este desodorizante em spray garante uma eficácia perfeita durante 72h. É perfeitamente adequado para peles sensíveis e irritadas, deixando a pele suave e fresca, combatendo o suor e o desenvolvimento bacteriano.
[product:12015] |
- Um tratamento anti-transpirante, sem álcool, vindo diretamente dos laboratórios Vichy. Um desodorizante de ação anti-transpirante intensiva e que garante resultados durante 48h.
[product:11041] |
Depois de ler toda a informação que compilamos, já escolheu qual o desodorizante que melhor serve as suas necessidades e gosto pessoal?
Comentários
Deixe o seu comentário