Óleos Corporais: must have ou moda passageira?

A:

No decorrer dos últimos anos, temos vindo a assistir a uma nova e crescente presença nas prateleiras dos supermercados e perfumarias: os óleos (corporais, faciais, aromáticos, essenciais, etc).

Como é que um produto que, tradicionalmente, nunca foi muito bem considerado na área da cosmética acabou por conquistar tudo e todos e tornar-se um dos produtos mais requisitados na indústria?

Longe vão os dias em que se torcia o nariz à mera menção da palavra "óleo". "Óleo corporal" então era quase um sacrilégio e era apenas usado em casos extremos. Afinal, quem queria ficar uma eternidade à espera que o produto secasse na pele? E o que fazer quando o produto transferia para a roupa ou para os lençóis? E retirar o produto das mãos depois de o utilizar? Dizia-se que deixavam a pele oleosa e isso criava espinhas e borbulhas. Drama após drama e mais drama. Uma trabalheira descomunal e, afinal, para quê exatamente? Qual era o resultado que se pretendia obter que não se conseguia com um creme? A resposta é simples: o óleo deve ser usado para uma hidratação profunda e completa da pele, regenerando-a desde o seu interior e para um aspeto incrivelmente sedoso. Claro que o mesmo objetivo podia ser conseguido com cremes gordos hidratantes (que também tinham os seus próprios inconvenientes). Assim, os óleos corporais continuaram, durante muito tempo, a ser relegados para a posição dos patinhos feios dos produtos de cuidados da pele. 

Tudo mudou com a nova vaga de óleos corporais (e outros). De repente, com uma nova composição e ingredientes mais naturais (e uma boa estratégia de marketing), o produto saltou para as capas das revistas e passou a ser desejado por toda a gente. Os óleos corporais são uma necessidade para aqueles que sofrem com extrema pele seca (algo que não se restringe ao período invernal, é um problema durante os 365 dias do ano). Os óleos tornaram-se uma alternativa fantástica aos cremes gordos, já que não precisa de tantas aplicações ao longo do dia para hidratar a pele. Isso também significa que não precisa de usar quantidades tão grandes de produto, o que se traduz num certo benefício para a sua carteira. E, por último, mas não menos importante, a nova composição dos óleos tornaram-nos muito mais leves e mais facilmente absorvíveis, sem deixar a pele pegajosa (ninguém gosta da sensação de ficar a colar). Além disso, muitos fazem uma espécie de mímica da pele, ou seja, funcionam como uma segunda barreira, ajudando a pele a proteger-se a si mesma da desidratação de uma maneira mais natural.

Há ainda um fator prático: pode aplicar o óleo corporal imediatamente após sair do duche. Essa altura é perfeita, já que o vapor da água quente e a pele ainda levemente molhada permitem uma aplicação muito fácil e rápida do produto e, melhor ainda, uma fantástica absorção, não deixando a pele pegajosa nem a colar. Em vez de se secar completamente e depois ainda aplicar o creme, basta aplicar o óleo sobre a pele humedecida e essa simples aplicação garante-lhe um brilho fantástico na pele durante todo o dia. Há também uma técnica maravilhosa que lhe permite o melhor de dois mundos: pode usar o seu creme preferido, adicionando umas gotas de óleo. Vai notar as melhorias na sua pele, ficando mais hidratada, durante mais tempo.

Pela sua própria natureza, os óleos têm características protetoras e duradouras. Eles melhoram a coesão da estrutura celular, podendo limitar a perda de água ao longo do dia. E é aí que assenta a diferença para com os cremes tradicionais. Os cremes hidratam, mas - seja com as necessidades que o clima ou a própria pele exigem - eles podem não ser suficientes para deixar a pele hidratada durante todo o dia. E aí entram os óleos para dar a ajuda complementar que a pele tanto necessita. Para as mais reticentes, deixamos uma dica: já ouviu falar de óleos secos? Parece mentira, não é? Como é que algo líquido e molhado pode ser seco? A verdade é que o óleo não é seco. Aquilo a que se refere não é à textura, mas à velocidade com que o óleo é absorvido pela pele. Estes óleos são mais leves e penetram com uma incrível rapidez, não deixando vestígios sobre a superfície da pele, além do aspeto incrível. E não são só fantásticos para integrar nos cuidados do corpo. Podem também ser usados para limpeza de maquilhagem, hidratação de rosto, cuidados com as unhas e cutículas e até para domar os cabelos mais rebeldes.

Nem tudo é perfeito. Estes óleos secos são produzidos com recurso a ingredientes mais perecíveis e isso faz com que tenham um menor prazo de validade. Os óleos tradicionais são também mais poderosos quando se trata de controlar as perdas de água da pele e também as condições dermatológicas que conduzem a irritações e comichão. Isso tem a ver com o ritmo de absorção: como é bastante mais lento, a barreira protetora da pele fica reforçada pelo óleo durante esse tempo em que demora a penetrar totalmente na pele. Mas deixamos aqui um segredo: seco ou tradicional, a maioria dos óleos atuais tem uma mistura de ambos para obter os melhores benefícios terapêuticos. Identifique-se com um campo ou o outro, mas nada tema sobre os resultados para a sua pele. Pode até usar um e outro, consoante as necessidades da sua pele. Pode usar um tradicional nas áreas com mais tendência a secar (como cotovelos, joelhos, pés) e o óleo seco no resto do corpo. Qualquer que seja o produto escolhido, os resultados serão visíveis.

Para além dos benefícios hidratantes, alguns óleos podem ajudar no processo de cicatrização, na redução da visibilidade das estrias e até melhorar a aparência da celulite. Os mais indicados para essas situações são o óleo de rosa mosqueta, o óleo de lavanda ou o de gerânio. Entre as características terapêuticas destes óleos incluem-se a melhoria da elasticidade da pele e uma penetração profunda nas camadas inferiores da pele, regenerando-a até à superfície. E não se esqueça da utilização mais comum para os óleos corporais: massagens! Use um óleo aromático com óleos essenciais para usufruir de uma sessão de aromaterapia e massaje o produto diretamente nas áreas que pretende relaxar. Um só produto e tantos benefícios e possibilidades de aplicação. Já o convencemos a utilizar? Não perca tempo e procure na nossa loja online aquele que vai conquistar a sua pele. Confira abaixo as nossas sugestões:

- Biosource Total Renew é um óleo desmaquilhante da Biotherm. Não só limpa em profundidade, sem agredir, como ainda deixa a pele completamente renovada e hidratada, sem vestígios de oleosidade.

[product:12628]

- A marca francesa L'Occitane conta com um saber vindo da experiência. Use e abuse deste óleo corporal, especialmente pensado para hidratar e massajar a sua pele, deixando um maravilhoso aroma a amêndoas doces. A pele fica macia, suave, relaxada e perfumada. O óleo de amêndoas doces é muito recomendado para melhorar o aspeto de cicatrizes e estrias.

[product:9572]

- Um fantástico óleo da Shiseido que permite limpar a pele do corpo em profundidade e deixá-la incrivelmente suave. As barreiras de proteção natural são restauradas e a pele fica hidratada em profundidade. Uma excelente escolha para o seu corpo.

[product:4025]

- Este óleo da Hammame é fantástico para alívio muscular. Basta uma pequena quantidade para sentir os benefícios terapêuticos concentrados no seu frasco. O seu corpo agradece este pequeno mimo.

[product:14314]

- Um óleo que a vai transportar diretamente para o interior de um spa. O seu aroma fresco vai induzir um estado de relaxamento e a pele vai ficar profundamente nutrida e hidratada. Com um aspeto incrível e uma proteção imbatível, guarde espaço na prateleira para este óleo da Natura Bissé.

[product:8544]

- A Nuxe é uma das grandes responsáveis pelo surgimento dos óleos secos e por estes terem sido catapultados para a fama. Este óleo corporal da marca já se tornou icónico e insubstituível nos armários de milhões de pessoas. Descubra o benefício da ação combinada dos óleos de Tsubaki, Amêndoas Doces, Camélia, Avelã, Macadâmia e de Argão adicionados à vitamina E para uma maior suavidade da pele.

[product:4685]

Deixe-se seduzir pela textura fabulosa dos óleos e pela sua versatilidade. Pode usar em qualquer parte do corpo e usufruir dos benefícios que deles advêm sem dificuldades. Corpo, rosto, cabelo, unhas, todos saem com um aspeto melhorado. Cuidar de si é a melhor forma de se sentir bem consigo mesmo e deve preocupar-se em dar ao corpo os melhores produtos para assegurar os melhores resultados. Conte com Éclatant para cuidar de si. Definitivamente, os óleos vieram para ficar e afirmaram-se, pela sua qualidade, no mundo da cosmética. Seja qual for o seu objetivo, confie e deixe-se envolver e relaxar.

Comentários

Deixe o seu comentário

Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro