Os produtos anti-manchas são mesmo eficazes?

A:

Não há como negar: vários estudos confirmam que 1 em cada 2 mulheres se queixa de manchas na pele. 

Aquilo que na juventude pode ser considerado como fofinho consegue rapidamente transformar-se numa mancha escura em que o pigmento penetra cada vez mais fundo na derme. Para evitar isso, é preciso agir rapidamente. Muitos especialistas defendem que, tratada num prazo de 6 meses, é possível reverter uma mancha na pele, diminuindo (ou até apagando, tudo depende da intensidade da mancha) a hiperpigmentação da pele. 

As manchas na pele são, muitas vezes, uma marca da idade e do Sol e simbolizam os danos que a pele tem vindo a sofrer ao longo do tempo. Se desde nova tem tendência a apresentar sardas e manchas, é bom que saiba que a tendência é para piorar e que convem ter uma série de cuidados extra (além de consultar um bom dermatologista). As manchas na pele, além da questão da saúde que convem ser sempre observada, podem ter também um enorme impacto na auto-estima das pessoas. Isso leva a que muitos procurem soluções caseiras e que, na maioria dos casos, não apresentam resultados. 

Já todos ouvimos o conselho de passar limão ou bicabornato de sódio na pele para eliminar as manchas. Esses são produtos anti-manchas que nunca deve utilizar. Esse tipo de produtos são identificados com limpeza e brancura, mas no caso de serem utilizados na pele podem ter o efeito contrário. Têm propriedades muito abrasivas e que podem piorar as manchas ou criar mais. A pele é um órgão muito sensível e devemos ter o máximo de cuidado com os produtos que nela colocamos. Todos os dermatologistas concordam em uníssono sobre o melhor produto anti-manchas para a pele e esse produto é o protetor solar. Como em muitos casos na área da dermatologia, o melhor caminho é sempre a prevenção. Aposte por usar sempre um protetor solar com SPF elevado, mesmo que não seja Verão ou que o dia esteja encoberto. Para danificar a pele, bastam alguns momentos. Já para reverter o processo, o caminho é longo e, muitas vezes, dispendioso.

O principal causador das manchas com um tom acastanhado é o Sol. A exposição não protegida ao sol vai criar e acentuar as manchas já existentes. No entanto, outros fatores podem entrar em consideração neste processo. Eles são os fatores genéticos, alterações hormonais como o acne, a menopausa, alimentos ingeridos, problemas na tiróide e o consumo de alguns medicamentos que causam uma maior fotossensibilidade. Normalmente, o rosto é a zona mais afetada por este problema, mas podem surgir manchas em qualquer zona do corpo, embora a maioria apareça no pescoço, peito e braços.

As manchas aparecem quando a pele fica danificada numa área particular. Isso conduz a uma sobreprodução de melanina que fica acumulada nessa zona e a escurece. Além do uso de protetor solar, para evitar o aparecimento das manchas, há outras pequenas dicas que pode usar:

- Usar vestuário adequado que proteja eficazmente as áreas do corpo com maior propensão.

- Utilizar um hidratante adequado, de forma a desacelerar o envelhecimento precoce da pele, que também é responsável pelo aparecimento de manchas.

- Se tem sardas ou uma propensão para o aparecimento de manchas, utilize produtos não fotossensibilizantes, antes do protetor solar.

- Se notou o aparecimento de manchas, consulte um dermatologista. É bom manter um controlo sobre esse tipo de lesões que podem degenerar em situações mais graves.

De acordo com os dermatologistas, o uso de maquilhagem e cremes hidratantes com cor (como os BB Cream), ajudam a disfarçar os casos mais fáceis de manchas. É a solução aconselhada para quadros iniciais, depois de o dermatologista ser consultado, de forma a uniformizar a pele e não afetar a auto-estima. Logo a partir do momento em que são detetados esses sinais na pele, é também aconselhado o tratamento com ácidos e cremes clareadores, especialmente produtos enriquecidos com vitamina C. Essa ação permite potenciar o efeito do protetor solar e clarear a pele, diminuindo a pigmentação das manchas. 

Atualmente, o mercado já conta com uma série de cremes pensados para o tratamento anti-manchas. Aqui, na Éclatant, tem também uma vasta seleção pensada para ajudar no tratamento das manchas e no cuidado do seu rosto. Deixamos-lhe aqui as nossas sugestões:

- White Caviar Spot Treatment ajuda a tratar, reduzir e clarear manchas e pigmentações. La Prairie aposta em extratos naturais que ajudam a proteger o seu rosto e corrigir as manchas já existentes.

[product:4164]

- A Caudalie conta com anos de experiência e o hidratante VinoPerfect tem uma fórmula suave, sem óleos e SPF 20. A tez fica corrigida e luminosa.

[product:21004]

- A Guerlain tem um verdadeiro produto de culto com o Stop Spot My Supertips. Um creme de cuidados anti-manchas, com elevada concentração de cânfora que atua diretamente na vermelhidão e nas manchas. Atua local e instantanemente.

[product:13286]

- A hidratação é um passo essencial para proteger e regenerar a pele. Com este Óleo de Rosa Mosqueta, a pele fica luminosa e o produto contribui para reduzir a pigmentação.

[product:12870]

- Este fantástico produto é um sérum inovador que promete um combate eficaz contra as manchas, atuando em diferentes níveis da pele e corrigindo a pigmentação da pele.

[product:4279]

Após consultar um dermatologista, os cremes serão os seus melhores aliados na luta anti-manchas. Mas não são os únicos. Há uma série de tratamentos disponíveis que permitem reverter o processo, de forma mais rápida. Aconselhe-se junto do seu dermatologista sobre possíveis tratamentos e quais os benefícios que podem ter para o seu caso em particular. Alguns dos tratamentos com melhores resultados são a luz intensa pulsada, os peelings, micro-agulhas e crioterapias.

Lembre-se que cada caso é diferente e procure sempre o conselho médico. Não se deixe levar por promessas de tratamentos rápidos e baratos. Hidrate sempre a pele, proteja-a dos raios solares com um índice de proteção elevado, aposte em cremes específicos para situações de excesso de pigmentação e consulte um dermatologista. Não brinque com a saúde da sua pele.

Comentários

Deixe o seu comentário

Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro