


O Super Stay Matte Ink Liquid Lipstick 20-Pioneer é um baton com a qualidade que se reconhece aos produtos da Maybelline, a famosa empresa de cosméticos baseada em Nova Iorque. Este baton vem com um acabamento mate e é fornecido com um pincel próprio, que facilita a aplicação. Dependo da temperatura ambiente e das exigências a que é submetido, o Liquid Lipstick 20-Pioneer pode ter uma duração até 16 horas. A embalagem é de 5 ml.
O pincel fornecido pela Maybelline tem o formato e a rigidez necessários para que a aplicação e o eventual reajustar do baton ao longo do dia (ou da noite) sejam feitos com grande facilidade. Contudo, o retoque nem sempre é necessário, e é provável que não seja. O baton Maybelline é um produto naturalmente resistente, inclusive nos dias mais quentes e húmidos do verão ou do início do outono. Se permanecer por muito tempo em interiores aquecidos (em especial no inverno), o baton deverá mostrar-se igualmente à altura das circunstâncias.
Para aplicar Super Stay Matte Ink Liquid Lipstick 20-Pioneer, comece-se por contornar o lábio superior. Deve-se fletir ou franzir o músculo do lábio de forma a que se torne mais rígido, apresentando uma superfície passível de ser pintada. Habitualmente, sugere-se que a aplicação seja feita partindo do meio do lábio até às laterais. O uso de espelho é altamente recomendado, sob pena de a pintura ficar assimétrica ou estranha. Uma vez desenhado o contorno, preencha-se o “conteúdo”, isto é, a área interior do lábio já contornado. Por fim, repita-se a mesma manobra para o lábio inferior: desenhe o contorno primeiro e preencha o interior depois. A última etapa é aguardar que o baton seque e o resultado estará perfeito.
Pensa-se no baton como um símbolo moderno de emancipação da mulher, de reafirmação da sua estética e do afastamento em relação a padrões mais vitorianos ou conservadores da imagem feminina. Contudo, tal só acontece porque a memória popular obliterou o uso de baton em séculos anteriores. Na verdade, sabe-se que já se utilizavam produtos naturais para adornar os lábios na Grécia Antiga. E também na China clássica o baton era utilizado. Milénios antes da produção industrial, o baton já era um meio de destacar a beleza feminina, através do embelezamento dos lábios. No século XX, e começando pelas sociedades do Ocidente, o baton fez um caminho de conquista progressiva, deixando de ser atributo de transgressão para se tornar num adereço estético comum. A facilidade trazida pela produção industrial permitiu às mulheres “colecionarem” várias cores e texturas de batons a preços económicos, tais como aquele que lhe apresentamos aqui.
A Maybelline tem uma história de mais de 100 anos e, mesmo depois da sua aquisição pelo L’Oréal Paris, o seu nome manteve todo o seu peso e influência. Nem terá sido por acaso que a L’Oréal manteve ativa esta importante marca, facilmente reconhecível por milhões de mulheres de todas as gerações. A Maybelline assumiu-se como uma referência em produtos de cosmética e beleza nos Estados Unidos e contribuiu imenso para a recriação da imagem da mulher no século XX, dentro e fora dos “States”.