

As recargas para a máquina de barbear Mach3 da Gillette trazem lâminas finas, fortes como o aço, preparadas para serem usadas várias vezes, até um máximo de 15 utilizações – ou mais ainda, em alguns casos. As lâminas praticamente não acumulam pelos cortados, o que facilita a sua manutenção e também o próprio corte repetido; e tudo isso facilita também o ato de limpeza, evitando o aborrecimento que constitui a limpeza de lâminas de barbear de má qualidade. O barbear da Mach3 é fácil e muito confortável, e por isso o produto vem conquistando as preferências dos utilizadores há mais de 20 anos.
O conceito de três lâminas que a Gillette inaugurou é imbatível em termos de conforto e eficácia. Atuando em conjunto, as lâminas reduzem a necessidade de passar repetidas vezes sobre a mesma zona de pele, com a segunda e terceira passagem a completar com facilidade o trabalho iniciado pela primeira. Alguns utilizadores ainda receiam que a lâmina tripla da Mach3 possa ter efeitos não desejados; porém, a juntar à eficiência das três lâminas estão os outros fatores que fazem da Mach3 uma das melhores opções do mercado.
Mesmo sem os típicos cortes provocados pelas lâminas descartáveis, a irritação e a vermelhidão da pele são uma consequência típica da passagem de uma lâmina cortante de metal sobre a epiderme. A aplicação prévia de creme de barbear nem sempre é suficiente, especialmente nas peles mais secas. Cultural e estatisticamente, é um facto que o número de homens que tem cuidados especiais com a pele do rosto é minoritário. As faixas de gel deslizantes da Mach3 vêm ajudar a pele a aguentar melhor o “embate” das arestas cortantes. Humedecida no momento, a pele aceita a passagem do corte com mais facilidade.
A proteção “skin guard” com microaletas é outro dos conceitos que revelam a inteligência da engenharia aplicada a esta máquina, tão pequena e aparentemente tão comum. As microaletas “puxam” a pele, esticando-a de modo a que o pelo fique pronto para o corte que se segue. O ato tão masculino de fazer “caretas” em frente ao espelho, ou mesmo de esticar a pele com a mão, deixa de ser necessário. E o conforto no barbear aumenta exponencialmente. Finalmente, o próprio cabo tem o peso e o equilíbrio perfeitos para que o utilizador não tenha de fazer demasiada força sobre as lâminas e, por consequência, sobre a pele. Ao mesmo tempo, não é demasiado pesado, ao ponto de se tornar inconveniente.
Não é por acaso que, em português, a palavra “gilete” é sinónimo de “máquina de barbear”. A marca americana, fundada em 1901, é há mais de 100 anos uma referência em cuidados masculinos. A Mach3, cujo nome evoca o conceito da velocidade do som (Mach) usado em aeronáutica, foi lançada em 1998. A Gillette apresentou-a como um conceito revolucionário, que tornava o barbear não só mais rápido mas também mais confortável e simples. Ao fim de duas décadas, a Mach3 continua a ser a preferida de milhões de homens por todo o mundo.